O SOM DO SUL DO MUNDO

O SOM DO SUL DO MUNDO

terça-feira, 28 de setembro de 2010

FINIS AFRICAE (1986)


Finis Africae era de Brasilia e neste LP lançado em 1986 conseguiu um espaço nas disputadas FMs brasileiras e em Curitiba estourou na Estação Primeira graças a percepção do Tupan que era programador e farejador de talentos já que a emissora não era adepta do "jabá" podendo tocar na época o que quisesse na sua programação. Assim "Armadilha" foi tocada muito em Curitiba tornando a banda bem conhecida por aqui. Me parece que a elas ainda estão na ativa.




Here

---

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA (1984)



Esta é a banda precursora do IRA! com Edgard Scandurra e os compadres paulistas que revolucionaram a cena de SP com músicas que grudavam nos ouvidos. Lançado pela Baratos Afins do Luis Calanca e gravado no famoso estúdio Mosh o Voluntários explorou ao máximo a new wave brasileira com estilo e criatividade. Inesquecível pra mim!

Tracklist:
01. O homem que eu amo
02. Iô Iô
03. Um, Dois, Três, Eu te amo
04. Nazi Über Alles
05. Marcha
06. Verdades e Mentiras
07. Cadê o Socialismo
08. Terra devastada
09. Resistência Afega (Inédita - Bonus)
10. Iô Iô (Bonus)
11. Verdades e Mentiras (Bonus)
12. Cadê o Socialismo (Bonus)
13. Fúria Brasileira (Bonus)
14. Marcha (Bonus)


Here

---

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

SWERVEDRIVER "Raise" (1991)



Taí uma banda que eu posso afirmar que colocou a palavra "shoegazer" no mapa do rock. Duvido que alguém com mais de 30 no mundo alternativo torça o nariz pra eles. Em Curitiba tem um fã especial que é o Cassiano Fagundes que dividiu comigo nos anos 90 o prazer de ouvir esta banda chamada... Swervedriver!

Here

---

domingo, 19 de setembro de 2010

GOVERNMENT ISSUE "The Fun Just Never Ends" (1985)



O Scott Munroe me apresentou Government Issue em 1987 e de todos os LPs e cassetes que ele me presenteou o que mais ouvi no fim dos anos 80 foi esse aí "The Fun Just Never Ends". John Stabb o vocalista da banda fez história na cena hardcore de Washington DC como um dos mais respeitados desta era. Seu comportamento era parecido com o do Kurt Cobain do Nirvana. O GI deixou uma discografia imperdível que vale a pena pesquisar.



Here

---

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O LENDÁRIO CHUCROBILLYMAN "Ao Vivo na GGG" (2007)



Chucrobillyman é uma espécie rara no rock curitibano que mistura blues, rockabilly, rock 70, punk e o melhor, o cara é um puta performer tocando vários instrumentos ao mesmo tempo em apresentações que são um verdadeiro happening.





Chucrobillyman "Hey Garota Vamos Sair Por Ai" by Mofonovo

Here

---

terça-feira, 14 de setembro de 2010

RACHEL'S "Music For Egon Schiele" (1996)



Rachel's é considerada muito mais que uma banda. É uma orquestra sinfônica de vanguarda que une música conceitual, literatura, artes plásticas e teatro. Este CD foi concebido para ser a trilha sonora da peça de teatro em tributo ao pintor Egon Schiele que teve uma vida curta, conturbada e polêmica mas transbordou talento no final do século 19 na Europa. São peças musicadas para cada cena da peça e só ouvindo o CD já dá pra ter uma idéia do drama teatralizado. Ganhei este CD da própra Rachel Grimes que me enviou junto com um livro do Egon Schiele editado especialmente para a peça que estreiou em NYC em 1996.




Here

---

domingo, 12 de setembro de 2010

SUBBURBIA "John D. Rockfeller" EP (2009)



Prestes a embarcar para os Estados Unidos, o Subburbia de Curitiba tem um trabalho sério, consistente e antenado. Também conta muito a atitude da banda que não espera, vai atrás das coisas principalmente através do Emil que tem percepção e ação para conduzir a vida da banda. Hoje o Subburbia é mais conhecido em SP do que em Curitiba o que pra eles é bom demais.



Here (Bonus "Subburbia EP - 2008)

---

sábado, 11 de setembro de 2010

RUIDO/MM "A Praia" (2009)



Ruido/mm não é uma banda e nem um grupo de rock. Eu definiria como uma orquestra de idéias sonoras neopsicodélicas em ondas que hipnotizam pela beleza e poesia em forma de música instrumental. André Ramiro, um curitibano inquieto junto com seus súditos, teve esta feliz idéia de nos brindar com este CD marcante para a música de vanguarda no Brasil.

Playlist:
1 - Praieira
2 - Sanfonex
3 - Novíssima
4 - Caixinha de música
5 - Célula Dois
6 - Stravinsky sky
7 - A praia
---

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

RAPEMAN "Two Nuns And a Pack Mule" (1988)



Rapeman significa estuprador, nome nada apropriado de uma banda liderada por quem se define como politicamente correto e um cara família como é o caso de Steve Albini. Mas som de peso e prof. Além de Albini, a banda contava com o baixista David William Sims e o baterista Rey Washam, ambos ex-integrantes do Scratch Acid, Washam tocava também no Big Boy. Primeiro e único disco destes lendários norteamericanos.

Here

---

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

DAMON & NAOMI "More Sad Hits" (1992)



Após a quebra do cultuado Galaxie 500, Damon & Naomi seguiram suas vidas musicando propostas acústicas e conceituais já que cursavam arquitetura e música em Boston, MA, USA. Quando conheci a Liliam, minha namorada e até hoje a mulher da minha vida eu fiz uma compilação em fita cassete com Manic Street Preachers, Galaxie 500, Luna e Damon & Naomi. Quem conhece a Liliam sabe a paixão dela pela dupla que tocou em Curitiba em 2001 no Era Só O Que Faltava.



DAMON & NAOMI "Memories" by Mofonovo

Here

---

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

PUSSY GALORE "Dial M For Motherfucker" (1989)



Talvéz o disco mais comercial do Pussy Galore de NYC, mas mostra a atitude lo-fi da banda que gravava as músicas em qualquer hora e lugar sem preocupação com mixagem e noites de edição em estúdio. Pussy Galore foi o embrião para Jon Spencer & Blue Explosion, Action Swingers e Free Kitten da Julia Krafits e Kim Gordon do Sonic Youth e Boss Hog. Vale a pena ter na coleção.



Here

---