Alinhados no "eurotechno" dos anos 80 os belgas do Telex nunca foram tão cultuados como os alemães do Kraftwerk mas deixaram uma bela discografia. Aqui com "Sex (Birds And Bees)" de 1981 representa na minha opinião seu melhor trabalho. Eles tinham um target que era o Thomas Dolby, uma espécie de "eletroguru" das novas bandas eletrônicas da europa nos anos 80 o que inclusive foi interessante para a banda ser uma das precursoras da cena "house garage" na europa.
O Alan Driscoll do The Womb de Londres me enviou esse single quentinho de Natal "Snowbound In Gdansk" com duas músicas temáticas e oportunas à esta data. Em fevereiro do próximo ano vamos tocar o The Womb no Último Volume na Lumen FM. Aguardem. Enquanto isso você pode baixar as músicas aqui (direto do site do The Womb) ou aqui no host do Mofonovo.
The Womb (Cristhmas Single) 1 "Snowbound In Gdansk" 2 "D.D.D."
Já que é final de ano e o amor está no ar nada como uma puta coletânea francesa da série Le Pop (já está na nº 5!). Tem Karen Ann, Bertrand Burgalat....
Autodenominados como "Punks Nativistas" o Graforréia Xilarmônica de Porto Alegre, fazia um cruzamento de Jovem Guarda x Punk. Mas de nativistas os caras não tinham nada pois os shows eram uma "anarquia" geral. Aqui vai um raro registro em demotape destes gaúchos inconformados que fizeram história no underground do sul do Brasil, Uruguai e Argentina.
The Womb é um projeto que gira em torno do músico inglês Alan Driscoll. Já emplacou uns 5 trabalhos no hybrid pop britânico o que já podemos dizer que não é nenhum deslumbrado ou curioso atrás dos flashes das publicações londrinas. "The Fourth Wall" tem colaboração nos vocais da excelente Junalyn Corre já na sua terceira participação nos trabalhos com Alan. "4 Hans On My Body" e "Hey, Hey, Hey, Hey" já estão entre os meus best hits de 2010.
No dia 19 de setembro de 1999 o Edgard Steffen do Vzyadoq Moe me deu essa demo em SP no apartamento dele na Rua Lorena enquanto tomávamos vinho e discutíamos outros assuntos profissionais. O VZ como é chamada a banda é muito cultuada principalmente por intelectuais e artistas do próprio mainstrain como Renato Russo (RIP) que confessou que o rock brasileiro tinha sim uma banda de padrão internacional e que a música "Viva Yansã" do Vzyadoq Moe era uma de suas favoritas. Pois bem, 11 anos depois estou publicando esta demo aqui no Mofonovo aproveitando o fato da banda ter voltado recentemente apenas para a um show em Sorocaba. Abaixo o video do The Name tocando pela primeira vez "The Cabinet" do Vzyadoq Moe no programa Último Volume de Curitiba e outro das duas bandas no recente festival em Sorocaba que reuniu o VZ num show memorável. Pena que eu não estava lá...
Em 1999 encontrei no James Bar em Curitiba o baterista Ivan Rodrigues, filho do lendário Ivo Rodrigues (RIP) do Blindagem. Junto com ele Joan Lang, Daniel Alves (substituido logo depois por Gabriel, o Gabbaboy do Animal Boys) e Xanda Lemos que me alertaram para o som que tocava na caixa do James. "Conhece essa banda que está tocando aí, Neri? É o Wasted e somos nós, disse o Ivan". Me deu a demo e em 2 semanas eles já estavam dando entrevista para nós no Último Volume. O que aconteceu com o Wasted? A Xanda Lemos montou o Gianninis e o Criaturas, o Ivan foi para o Mordida e Tarja Preta e a Joan se mandou para Londres e pelo que sei voltou pra Curitiba querendo reativar o Wasted. Mas rolou mais coisas nos bastidores que não interessa aqui. Eu gostaria que eles estivessem na ativa. No site Mondo Bacana tem uma matéria de 2008 da Joan e a possivel volta da banda.
Em 1994 a Estação Primeira FM de Curitiba lançou esta coletânea produzida pelo Helinho Pimentel com 5 bandas de peso da cidade. Magog, Shades Before Dawn, Woyzeck, Os Cervejas e Skijktl mostram nesta coletânea o peso e a pegada do nosso rock. O lançamento foi no Aeroanta lotado onde o Skijktl fez um show memorável quebrando tudo o que tinha no palco. Quem viu não esquece!
Ingresso do Maria Angélica no SESC Pompéia - SP em 1988
Fernando Naporano no Último Volume com Stecz - Abr/2008 - Lumen FM Curitiba
Em abril de 2008 o UV recebeu nos estúdios da Lumen FM de Curitiba o jornalista Fernando Naporano para um set de 01 hora de conversa e música. Acabou virando 2 programas, mas o 1º está aqui em 2 partes para você baixar. Naporano foi da Revista BIZZ na década de 80, formou o Maria Angélica, foi para Londres e há uns 3 anos mora em Curitiba.
Neste EP produzido pelo Fernando Tupan da "Discos Voadores", a PLÊIADE é mais uma banda de Curitiba que iniciou em 1992 e trilha numa faixa entre o BRock (rótulo inventado pelo Renato Russo para definir a Legião Urbana) e o indie jangle pop fortemente influenciados pelos australianos do Lucksmiths. Bem, eu não sei se eles acham isso mas o fato é que a banda tem seus seguidores e um público fiel, entre eles eu. Participaram desse trabalho além o mentor Claudio Pimentel os músicos curitibanos Igor Ribeiro (Tods), Alessandro Cota (Fox & Lady), Luciano Franco (Anne Frank, Loveless. Swamps, ESS, Copacana Club), Edith Mosberger (Wandula), Guto Gevaerd (Bad Folks) e Rubens K (Jully Et Joe, Garotos Chineses, Terminal Guadalupe).
Formado pelo casal curitibano Carlos Zechner (Wlad) nas progamações, guitarra, teclados e baixo com Hil Wiest, voz, teclados e também baixo, o TobyOne tinha fortes influências do rock inglês predominantemente no "pop perfeito" onde era a praia do casal. Antes do TobyOne tocaram em bandas como Swamps, Loaded, etc... e como as bandas sempre acabavam por besteira e ficavam na mão, resolveram ter um projeto onde pudessem fazer o que desse na telha, sem preconceitos, no estilo DIY. Era o TobyOne onde o próprio casal produzia tudo. O mais legal foi o prazer de descobrir que eles podiam fazer. Recentemente uma fatalidade aconteceu com o único filho do casal que faleceu em um trágico acidente. Que Deus ilumine-os para superar e em homenagem ao filho voltarem a tocar pra gente. Força!
Tracklist: EP "I Am This"" (2001) 01."Scared" 02."Permission" 03."Shame" 04."Illusion" 05."I Didn't Mean That" 06."Antenna"
EP "Scratch My Back" (1999) 07."Stuck" 08."Afternoon" 09."Runnaway" 10."Nestle" 11."Gasbomb"
Hil Wiest e Wlad (na bateria) do Candyman Club, projeto em tributo às bandas dos anos 80 e 90.
Entre 1990 e 1997 Curitiba viveu uma cena musical muito legal que o Mofonovo recupera aqui para aqueles que não tiveram a oportunidade de vivenciar esta época. Anne Frank foi um projeto de J. Matos e Lis Aguiar + amigos, entre eles o Luciano Franco, o Luli que tocava na no Loveless e pouco depois no Swamps. Mas em matéria de obscuridade o Anne Frank foi longe pois eles eram totalmente reclusos e avessos inclusive ao mundo underground, típico da cultura "daltontrevisiana" de Curitiba. Mais uma raridade à disposição de vocês.
Com um britpop apuradíssimo o Mosha lançou este EP praticamente só para os amigos em 1997. O hit "Spaceman" foi muito tocado no rádio na época tornando o Mosha uma espécie de "cultband" de Curitiba. Um dos últimos shows que vi deles foi no James Bar em 2000 que teve a participação do Abonico Smith na guitarra como convidado especial. Um raro momento e eu tive a felicidade de estar lá. A pouco tempo o baixista Mario Baena teve problema de saúde vindo a falecer. A partir daí os colegas da banda não mais tiveram ânimo pra dar sequencia ao trabalho com outro baixista e a banda acabou.
Tracklist: 01.Hang Back 02.Make It Back 03.Circle 04.I Can't Explain 05.Spaceman 06.Jimi
RARIDADE!!!!!!! Nunca eu poderia imaginar que Curitiba pudesse ter uma banda de atitude como foi Jully Et Joe. Muito se fala deles mas poucos são os que realmente param para ouvir suas músicas. Formado basicamente pelo Jr. Ferreira, Rubens K, Luciano e Coelho esse trio deu o tom do obscuro rock curitibano pós-Beijo AA Força nos anos 90. O que temos aqui são sobras de estúdios, fragmentos pos-álcool, vadiagem no subsolo do 92 Degrees, ensaios, músicas inacabadas, samples e revisitações. É totalmente inédito e dificilmente vocês encontrarão na vida uma oportunidade de ter um material histórico da cena curitibana pospunk. Baixem por favor pela memória do rock curitibano e pela minha recomendação pois tenho uma relação de respeito, amizade e fé pelo Jully Et Joe. Curitiba nunca mereceu uma banda assim. Londres, sim! Valeu Rubens K por essas raridades que você me colocou na mão em 2007 lá na Lumen FM no programa Último Volume que fizemos com o Terminal Guadalupe. Saravá!
As músicas estão apenas numeradas e sem título. Talvéz o Rubens K possa te ajudar, afinal foi ele que colocou essa maravilhosa bomba na minha mão!
Monokini veio da ruptura do Sonic Disruptor de Guarulhos, SP. Misturando bossanova, vintage rock e um pouco do clima sessentista esta banda ficou muito mais conhecida fora do Brasil principalmente no Japão chegando a participar de umas das coletâneas da cultuada revista cult underground Beikoku Ongaku de Tokyo. Tenho amizade de décadas com o Josmar Madureira desde a época do Sonic Disruptor e tive a felicidade de ver shows de ambas as bandas. Abração Josmar!
Glorious Din tem neste 2º LP uma obra prima do pospunk americano. Este trabalho foi referência para o REM na fase de autoafirnação da banda. Para colecionadores!
O programa de rádio Último Volume está no ar em Curitiba desde 1997 na Educativa FM até 2002. Logo depois foi para a Lumen FM que dura até hoje comandado pelo Marco Stecz. Em 2000 a coisa ferveu pois muitas novas bandas de Curitiba e do Brasil começaram a ser tocadas no programa gerando entrevistas e um certo agito na cena. Então eu e o Marco lançamos esta coletânea artesanal e numerada como tributo à estas bandas. Foram 120 cópias exclusivas que circularam e até virou camiseta, mas nunca mais reeditamos. Aqui tem um pouco do que rolou na cena alternativa do UV entre 1999 e 2001. Baixe agora. Raríssimo e exclusico do Mofonovo!
Setlist: 01. Funny Riot "Mistake (Laika of Love)" - Curitiba, PR 02. Loaded "Love Song" - Curitiba, PR 03. Madeixas "I Will Try" - Blumenau, SC 04. Mamelucos Orbitais "Por Um Instante" - Curitiba, PR 05. Mosha "Spaceman Jam" - Curitiba, PR 06. Pin Ups "To All Our Friends" - São Paulo, SP 07. Plêiade "Canção de Inverno" - Curitiba, PR 08. Prozak "Alma Gêmea" - Curitiba, PR 09. Shine Losers "Famous Blue Raincoat" - Curitiba, PR 10. The Cigarettes "Junk" - Rio de Janeiro, RJ 11. Tobyone "Afternoon" - Curitiba, PR 12. Wasted "Its All We Have Got" - Curitiba, PR
Para muitos o Mojave 3 ainda não foi superado com seu trabalho "dreamgaze", mistura de shoegaze e dreampop. Canções perfeitas, estruturadas dentro de um clima que eleva à sublimação. Deram um tempo mas seu mentor Neil Halstead está em plena atividade na cena inglesa, de onde surgiu o Mojave 3.
Antes de mais, o chiadinho do vinil no fundo das músicas não tem preço!!! Liderada pelo cultuado jornalista paulista Fernando Naporano o Maria Angélica era uma banda que respirava o clima da cena inglesa dos anos 80 e neste vinil mostrou a crueza poética e a ironia do rock inglês mesmo sendo a banda de São Paulo. Maria Angélica durou pouco mas até hoje seus seguidores estão por aí como o Carlos Nishimiya que navega nas ondas da banda Surfadélica. Fernando Naporano mora em Curitiba e se dedica somente ao jornalismo.
Setlist: 01 . hotel hearts 02 . purple things 03 . another life 04 . i don't mind 05 . shyness 06 . holy mind 07 . dog's life 08 . shame of love 09 . absinto-me só
Finis Africae era de Brasilia e neste LP lançado em 1986 conseguiu um espaço nas disputadas FMs brasileiras e em Curitiba estourou na Estação Primeira graças a percepção do Tupan que era programador e farejador de talentos já que a emissora não era adepta do "jabá" podendo tocar na época o que quisesse na sua programação. Assim "Armadilha" foi tocada muito em Curitiba tornando a banda bem conhecida por aqui. Me parece que a elas ainda estão na ativa.
Esta é a banda precursora do IRA! com Edgard Scandurra e os compadres paulistas que revolucionaram a cena de SP com músicas que grudavam nos ouvidos. Lançado pela Baratos Afins do Luis Calanca e gravado no famoso estúdio Mosh o Voluntários explorou ao máximo a new wave brasileira com estilo e criatividade. Inesquecível pra mim!
Tracklist: 01. O homem que eu amo 02. Iô Iô 03. Um, Dois, Três, Eu te amo 04. Nazi Über Alles 05. Marcha 06. Verdades e Mentiras 07. Cadê o Socialismo 08. Terra devastada 09. Resistência Afega (Inédita - Bonus) 10. Iô Iô (Bonus) 11. Verdades e Mentiras (Bonus) 12. Cadê o Socialismo (Bonus) 13. Fúria Brasileira (Bonus) 14. Marcha (Bonus)
Taí uma banda que eu posso afirmar que colocou a palavra "shoegazer" no mapa do rock. Duvido que alguém com mais de 30 no mundo alternativo torça o nariz pra eles. Em Curitiba tem um fã especial que é o Cassiano Fagundes que dividiu comigo nos anos 90 o prazer de ouvir esta banda chamada... Swervedriver!
O Scott Munroe me apresentou Government Issue em 1987 e de todos os LPs e cassetes que ele me presenteou o que mais ouvi no fim dos anos 80 foi esse aí "The Fun Just Never Ends". John Stabb o vocalista da banda fez história na cena hardcore de Washington DC como um dos mais respeitados desta era. Seu comportamento era parecido com o do Kurt Cobain do Nirvana. O GI deixou uma discografia imperdível que vale a pena pesquisar.
Chucrobillyman é uma espécie rara no rock curitibano que mistura blues, rockabilly, rock 70, punk e o melhor, o cara é um puta performer tocando vários instrumentos ao mesmo tempo em apresentações que são um verdadeiro happening.
Rachel's é considerada muito mais que uma banda. É uma orquestra sinfônica de vanguarda que une música conceitual, literatura, artes plásticas e teatro. Este CD foi concebido para ser a trilha sonora da peça de teatro em tributo ao pintor Egon Schiele que teve uma vida curta, conturbada e polêmica mas transbordou talento no final do século 19 na Europa. São peças musicadas para cada cena da peça e só ouvindo o CD já dá pra ter uma idéia do drama teatralizado. Ganhei este CD da própra Rachel Grimes que me enviou junto com um livro do Egon Schiele editado especialmente para a peça que estreiou em NYC em 1996.
Prestes a embarcar para os Estados Unidos, o Subburbia de Curitiba tem um trabalho sério, consistente e antenado. Também conta muito a atitude da banda que não espera, vai atrás das coisas principalmente através do Emil que tem percepção e ação para conduzir a vida da banda. Hoje o Subburbia é mais conhecido em SP do que em Curitiba o que pra eles é bom demais.
Ruido/mm não é uma banda e nem um grupo de rock. Eu definiria como uma orquestra de idéias sonoras neopsicodélicas em ondas que hipnotizam pela beleza e poesia em forma de música instrumental. André Ramiro, um curitibano inquieto junto com seus súditos, teve esta feliz idéia de nos brindar com este CD marcante para a música de vanguarda no Brasil.
Playlist:
1 - Praieira 2 - Sanfonex 3 - Novíssima 4 - Caixinha de música 5 - Célula Dois 6 - Stravinsky sky 7 - A praia