O SOM DO SUL DO MUNDO

O SOM DO SUL DO MUNDO

terça-feira, 31 de agosto de 2010

FELLINI "O Adeus de Fellini" (1985)



Este vinil de 45rpm do Fellini de 85 é sem dúvida um disco pra se guardar no cofre, esconder das crianças e da diarista desastrada. Comprei de um colega no lendário Volts Bar da Rua Dr. Faivre em frente a Reitoria da UFPR na época em que Curitiba tinha um lugar onde a tribo póspunk matava a sede. "Cultura" e "Rock Europeu" quase furou o vinil de tanto tocar.

1. Funziona Senza Vapore
2. Rock Europeu
3. História Do Fogo
4. Cultura
5. Outro Endereço Outra Vida
6. Bolero
7. Bolero 2
8. Shiva! Shiva!
9. Nada
10. Zäune
11. Nada (Ao Vivo)



FELLINI "Rock Europeu" by Mofonovo

Here

---

domingo, 29 de agosto de 2010

THE VELVET UNDERGROUND & NICO (1967)


The Velvet Underground. Inesquecivel, necessário, fundamental.




The Velvet Underground "Sunday Morning" by Mofonovo

01 - Sunday Morning
02 - I'm Waiting For The Man
03 - Femme Fatale
04 - Venus In Furs
05 - Run Run Run
06 - All Tomorrow's Parties
07 - Heroin
08 - There She Goes Again
09 - I'll Be Your Mirror
10 - The Black Angel's Death Song
11 - European Son

Here

---

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

FELLINI "Amor Louco" (1989)



Pode falar o que quiser mas Fellini e Vzyadoq Moe são as melhores bandas que São Paulo já teve. Este 4º vinil do Fellini de Thomas Pappon é a primeira grande obra-prima do rock nacional reverenciando a MPB e a bossanova pospunk sem ser bicho-grilo ou datadão. Tem a ironia do rock paulista mas também tem a poesia sonora da música brasileira.



FELLINI "Chico Buarque Song" by Mofonovo

Here

---

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

STEREOLAB "Mars Audiac Quintet" (1994)



Parte 1: era setembro de 1994 e eu lá no Middle East Club em Cambridge, MA, USA, na porta do local para assistir o show memorável, talvéz o melhor que vi até hoje. Um dia antes eu nem sabia que o Stereolab estava tocando em Cambridge então o Scott Munroe, grande Scott!, me ligou dizendo - Neri, Stereolab will be playing tomorrow a few squares of your based!!!!!! - Eu estava em Sommerville, cidadezinha colada em Boston e Cambridge, no apartamento do jornalista Fernando Tupan tomando centenas de Rolling Rock Beer junto com o irmão dele. O Fernando foi comigo no show e para nossa surpresa estava com os ingressos esgotados.

Ouça "Three-Dee Melody" que eu já conto o resto da história.




STEREOLAB "Three-Dee Melodie" by Mofonovo

Parte 2: era setembro de 1994 e eu lá no Middle East Club junto com o Tupan e um cara gritando na porta do clube - Sold out! No more tickets! - Sold out! No more tickets... - o Tupan falou em português para o americano gritão - Vá pra puta que o pariu, o Neri veio do Brasil pra ver o Stereolab e nós vamos entrar nessa porra de show! - Neste momento apareceu uma amiga americana do Tupan, ele me apresentou pra ela e........ ela colocou nós pra dentro do show. Benza Deus! Que os anjos dos céus protejam essa mulher para o resto da vida. Não sei quem era ela para ter tanto poder assim, mas entramos e de graça!!
O show foi como eu disse, memorável e após o término conheci o Tim Gane, Leticia Sadier e a Mary Hansen (RIP). Conversamos um monte, tiramos várias fotos, ele me falou da paixão dele pelos Mutantes e de quebra nos levaram pra assistir o próximo show em Danbury, CT, dois dias depois. Desta vez o Scott assistiu comigo. Dá um filme!

1. Three-Dee Melodie
2. Wow and Flutter
3. Transona Five
4. Des Etoiles Electroniques
5. Ping Pong
6. Anamorphose
7. Three Longers Later
8. Nihilist Assault Group
9. International Colouring Contest
10. The Stars Our Destination
11. Transporte' Sans Bouger
12. L'enfer Des Formes
13. Outer Accelerator
14. New Orthophony
15. Fiery Yellow

Here

---

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PICASSOS FALSOS "Supercarioca" (1988)



Grande vinil desda banda do Rio de Janeiro. Picassos Falsos fazia o verdadeiro 'sambarock', digamos, mais rock do que samba com muita originalidade. É uma das minhas bandas favoritas dos 80's mais popezinhas vindos da cidade maravilhosa.




PICASSOS FALSOS "Bolero" by Mofonovo

Here

---

domingo, 22 de agosto de 2010

PARLIAMENT "The Clones Of Dr. Funkestein" (1976)



"The Clones Of Dr. Funkestein" do Parliament foi o 1º vinil que comprei na extinta Brunetti Discos na R. Monsenhor Celso com dinheiro próprio e eu estava acompanhado do meu compadre e amigo até hoje, Amauri Perussi. O "Mauro" como é conhecido, acompanhou toda essa minha vida sonora sem dar a mínima para o rock já que ele gosta de música clássica, samba e música de raíz e foi mais um que afirmou que eu comprava os discos pelas capas. Neste caso ele estava errado pois eu já tinha conhecimento do trabalho de George Clinton na Motown Records. Eu tinha 15 anos na época e guardo o mesmo vinil até hoje.

1.Prelude
2.Gamin On Ya!
3.Dr. Funkenstein
4.Children of Productions
5.Getten To Know You
6.Do That Stuff
7.Everything Is On The One
8.I've Been Watching You (Move Your Sexy Body)
9.Funkin' For Fun




PARLIAMENT "Prelude" by Mofonovo

Here

---

MAXIXE MACHINE "Folias de Momo" (2000)



Em 1990 eu entrevistei Rodrigo Barros do Beijo AA Força para um dos meus zines da época chamado O Vagabundinho e ali ele disparou a metralhadora contra a cidade de Curitiba. Disse que estava de saco cheio com o rock e o negócio dele era samba, chorinho, Jamelão, Nelson Sargento. Uma das razões da revolta era que segundo ele rock cabeça não dava dinheiro e samba pelo menos dava pra comprar pinga e cerveja e que ele ganhava com o BAAF o equivalente a 01 salário mínimo a cada 3 meses.... 10 anos depois da entrevista eles gravaram na já falecida Sociedade União Juventus no Batel. É o etnopunk do Maxixe Machine.



Programa Ciclo Jam - Curitiba


Rio Belém??!! Que cenário para esta foto da gangue do Maxixe Machine!

Here
---

sábado, 21 de agosto de 2010

NÃO SÃO PAULO "V/A" (1986)



Comprei esta coletânea na Savarim Discos da Saldanha Marinho no centro de Curitiba em 1986 ainda em vinil de 45rpm. "Não São Paulo" com Akira S e As Garotas Que Erraram, Musak, Chance e Ness foi uma resposta ao "No New York" coletânea lançada em 1978 produzida pelo Brian Eno com James Chance and the Contortions, Teenage Jesus and the Jerks (primeira banda de Lydia Lunch), Mars, e D.N.A. (primeira banda do lendário Arto Lindsay). Um vinil básico e necessário na história do rock no Brasil.

1 AKIRA S & AS GAROTAS QUE ERRARAM - Sobre as Pernas
2 MUZAK - Jovens Ateus
3 CHANCE - Samba do Morro
4 NESS - Adeus Buck Rogers
5 MUZAK - Ilha Urbana
6 NESS - M.R.O.
7 AKIRA S & AS GAROTAS QUE ERRARAM - Swing Basses Series I (Eu Dirijo O Carro Bomba)
8 CHANCE - O Striptease de Mme. X
9 CHANCE - Beaultiful But True
10 NESS - Vie Moderne (Vida Moderna)
11 MUZAK - T.V. Morte
12 AKIRA S & AS GAROTAS QUE ERRARAM - Kkbalah




AKIRA S E AS GAROTAS QUE ERRARAM "Sobre As Pernas" by Mofonovo

Here

---

WANDULA (2002)



Brazilian Pós-Rock? E é de Curitiba! Wandula é um mito cultuada por pouquíssimos mas é o que chamamos de fidelidade qualitativa e não quantitativa. É comum ver nos shows do Wandula escritores, jornalistas, poetas, atores, músicos eruditos e de câmara. Este CD marcou a minha existência pois ganhei do Marcelo Torrone, um cara nota 10 que além de ser um músico de primeira é um dos caras mais bem informados da terra em matéria de música. Temos uma banda em comum: Rachels.


Wandula "Sans Toi" - Video by Marcio Chuico / TroubleEveryDay




WANDULA "Love Tears" by Mofonovo

Here

---

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

AUDAC (2010)



Audac é de Curitiba e acaba de lançar este CD/EP em que predomina o eletrorock mas lembrando um pouco as bandas sombrias dos anos 80 como Joy Division e Echo. Mas é dançante e alegre. Conheço a Débora Salomão e o Rodrigo Sieski desde que eles eram adolescentes e tocavam juntos em outras tantas bandas. Eram assíduos frequentadores das gravações do programa de rádio Último Volume na Rádio Educativa FM. Mais tarde a Débora foi inclusive uma das apresentadoras substituindo a Katy Mary quando ficou grávida.




AUDAC "Real Painkiller" by Mofonovo


Here

---

OAEOZ "Ao Vivo na GGG" (2007)



Curitiba tem bandas maravilhosas mas não valoriza isso. Volta e meia alguém se mata de desgosto aqui. OAEOZ já lançou ótimos materiais mas digo pra vocês "que se foda Curitiba". As bandas que tocam por inspiração e não por marketing vão sobreviver nem que seja pra fazer show para elas mesmas. É o caso do OAEOZ, Maxixe Maxine, Relespública, Blindagem, Ovos Presley... Gosto muito do trabalho e a postura do Ivan Santos e seus súditos. Agora ele também toca outro projeto bom demais que é o Hotel Avenida. Sempre em frente Ivan e não ligue para reconhecimento. O CD foi gravado em 2007 na GGG - Grande Garagem que Grava. Baixe o CD mas por favor, vá aos shows deles. Mestre Ivan, sempre em frente again, no juizo final a nossa vingança será maligna!!!!
Here

---

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PINHEADS "For Fun" (1993)



1993 foi o ano do Pinheads de Curitiba chacoalhar as bases dos porões do 92 Degrees com seu hardcore melódico a la NOFX ou Bad Religion. Lançados pela Bloody Records do Jr. Ferreira, que lançou umas 10 bandas em formato de 7 polegadas, eles viraram em pouco tempo "cults" na cena de Curitiba pois além de serem uns caras legais e bem educados, classe média, falavam inglês perfeitamente mas no palco.... o pau comia!




PINHEADS "California" by Mofonovo

Here

---

ROCK GRANDE DO SUL "V/A" (1985)



Tchê, mas que saudade deste long play! O Rio Grande do Sul nos anos 80 foi o celeiro de bandas para o poprock do Brasil como Defalla, Engenheiros do Havaí, Nenhum de Nós, Replicantes, Julio Reni & Expresso Oriente, TNT, Cascavelletes,Nei Lisboa, Cidadão Quem, Jupiter Maçã, Os Eles, Rosa Tatuada, Taranatiriça, Garotos da Rua e outras tantas. Sem contar a cena underground com Pupilas Dilatadas, Colarinhos Caóticos, Pere Lachaise, Graforréia Xilarmônica, Atahualpa Y Os Punques, Sodoma, V2, Urubu Rei, Utopia, Frank Solari, Cowbois Espirituais, Acústicos & Valvulados...
Fui várias vezes pra Porto Alegre ver os shows do Pupilas e perambular na noite e o que não faltava era show, principalmente no Vortex, Bar do Wander dos Replicantes.




OS REPLICANTES "Surfista Calhorda" by Mofonovo

Here

---

ARTE NO ESCURO "Arte No Escuro" (1988)



Arte no Escuro era de São Paulo* e conhecida como "brazilian dark girls" uma resposta talvéz ao Souxie And The Banshes.... mas bem personal, sem clichês. Uma puta duma banda que durou pouco. Depois deste vinil as meninas se separam e a Mariele montou as Volcanas. Tempos depois veio morar aqui em Curitiba e formou a banda Cores de Flores. Mas nada se compara ao glorioso Arte no Escuro.

*A Marielle me corrigiu: Arte no Escuro era de Brasília, Distrito Federal.




ARTE NO ESCURO "Beije-me Cowboy" by Mofonovo

Here

---

terça-feira, 17 de agosto de 2010

SLINT "Spiderland" (1991)



Slint. Taí uma banda que colocou o pós-rock no mapa pois soube naquele ano de 1991 mesclar neste disco ambiente, noise, experimental e vocal bucólico. Alguem aí lembra do Squirrel Bait? Pois o Slint é uma fragmentação deles e por influência disso foram parar na Touch & Go onde lançaram "Spiderland", segundo e último trabalho deles. Posteriormente David Pajo participou de vários projetos com Tortoise, King Kong, The Palace Brothers, Stereolab, Royal Trux, The For Carnation, Matmos...
Antes de baixar aqui, pergunte pra quem conhece a banda como Norberto Pie e Cassiano Fagundes. Eles fecham comigo, os caras são geniais!

  Slint - Breadcrumb Trail by dango2112


Here
---

domingo, 15 de agosto de 2010

WIRE "Pink Flag" (1977)



Este é considerado pelos críticos da Spin, Melody Maker e NME como o melhor disco pós-punk da história lançado na época do punk. O Wire liderado por Collin Newman idealizou este disco com músicas curtíssimas, ácidas e cruas, o que muitas bandas do estilo nunca conseguiram.




WIRE "Mannequin" by Mofonovo

Here

---

BAND OF SUSANS “Love Agenda” (1989)



Outra banda tão marcante na minha vida que usei a camiseta com a capa deste disco durante mais de 12 anos. Só fui jogar fora quando estava toda rasgada. Felizmente a Liliam e a Laura me presentearam com outra o que me deixou feliz da vida. O Band Of Susans era guitarreira pura e pra quem não sabe um dos integrantes foi fundador do Helmet. Sim é Page Hamilton, um new york noiser de respeito.
---

POSTER CHILDREN "Tool Of The Man" (1993)



Poster Children tive a oportunidade de vê-los no templo sagrado CBGB em New York City durante o tempo que passei nos EUA em 1994. Quando ganhei do Scott o vinil do "Tool Of The Man" junto com uma camiseta com o silk da capa daquela bandeira americana em verde e amarelo com um furo no meio eu disse pra mim mesmo "Eu preciso ver estes caras tocando antes de morrer". Como de fato vi o peso da banda que me marcou até hoje. A baixista e também vocalista Rose é pura performance encarnando personagens, fazendo caretas, piruetas. Estão na ativíssima levando a sério o que para muitos é só uma fase: tocar rock and roll e ganhar uns trocados fazendo o que gosta.

TRACKLIST

01 - Dynamite Chair
02 - Tommyhaus
03 - In My Way
04 - Clock Street
05 - Redline
06 - Shotguns & Pickups
07 - Blatant Dis
08 - Idiot Show
09 - Outside In
10 - Three Bullets
11 - Everything Burns
12 - Matter Crush

POSTER CHILDRE "In My Way" by Mofonovo

Here

----

sábado, 14 de agosto de 2010

C86 NME "V/A" (1986)



Coletânea da Rough Trade que saiu em cassete na NME em 1986. Foi um divisor de águas na cena do rock mundial dando início ao que chamamos de “indie” que nada mais é do que o significado para independente. A capa acima é do vinil que saiu logo depois.

Here

TRACKLIST:
01 - Primal Scream - Velocity Girl
02 - The Mighty Lemon Drops - Happy Head
03 - The Soup Dragons - Pleasantly Surprised
04 - The Wolfhounds - Feeling So Strange Again
05 - The Bodines - Therese
06 - Mighty Mighty - Law
07 - Stump - Buffalo
08 - Bogshed - Run To The Temple
09 - A Witness - Sharpened Sticks
10 - The Pastels - Breaking Lines
11 - The Age Of Chance - From Now On, This Will Be Your
12 - Shop Assistants - It's Up To You
13 - Close Lobsters - Firestation Towers
14 - Miaow - Sport Most Royal
15 - Half Man Half Biscuit - I Hate Nerys Hughes (From The Heart)
16 - The Servants - Transparent
17 - Mackenzies - Big Jim (There's No Pubs In Heaven)
18 - Big Flame - New Way
19 - We've Got A Fuzzbox And We're Gonna Use It! - Console Me
20 - Mccarthy - Celestial City
21 - The Shrubs - Bullfighter's Bones

SHOP ASSISTANTS "Shop Assistants" (1897)



Único full length do Shop Assistants de Edinburgh, Escócia. Lembro que troquei este vinil com o Scott Munroe pelo “Dois” da Legião Urbana, que ele idolatra como uma das maiores bandas do Brasil até hoje. OK, são propostas completamentes diferentes. Shop Assistants durou até 1987 com a saída da vocalista Alex Taylor para o Motorcycle Boy.




01 - Shop Assistants - I Don't Want To Be Friends With You by Mofonovo

Here

TRACKLIST:
01 - I Don't Want To Be Friends With You
02 - All Day Long
03 - Before I Wake
04 - Caledonian Rd
05 - All That Ever Mattered
06 - Fixed Grin
07 - Somewhere In China
08 - Train From Kansas City
09 - Home Again
10 - Seems To Be
11 - After Dark
12 - All Of The Time
13 - What A Way To Die
14 - Nature Lover
15 - Looking Back
16 - All Day Long (Slow Version)

---

SECRET SHINE "Untouched" (1993)


Álbum nº 615 da Sarah Records lançado em 03 de março de 1993 na Inglaterra. Chegou nas minhas mãos no dia 03 de abril do mesmo ano, exatamente um mês depois do lançamento. Secret Shine é uma daquelas bandas inesquecíveis como My Bloody Valentine e Slowdive. Continua em plena atividade.

---

LOW DREAM "Between My Dreams And The Real Things" (1994)



Em 1994 eu fui até o Espaço 92 Degrees em Curitiba para ver o Low Dream, a banda mais inglesa showgaze do Brasil, e também conhecer os irmãos Guiliano e Giovanni, tão badalados na época na cena underground brasileira. Quando cheguei ao local o meu amigo JR Ferreira me falou que dois carinhas de Brasília queriam me conhecer. Eram eles. Nos tornamos colegas, fui em vários shows deles em São Paulo, só pra ouvir feedbacks e distorções, marca registrada do Low Dream.

Here

---

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

EGBERTO GISMONTI "Trem Caipira" (1985)



Egberto Gismonti conhecido mais fora do Brasil do que aqui faz nesta obra "free-jazz" uma revisitação ao grande maestro Villalobos. Fez as pazes com a midia que não entendia suas composições e ganhou novos admiradores entre eles, eu. Ganhei esse disco do Luis Henrique Sotomaior, profeta, poeta e publicitário catarinense totalmente lunático que anunciou o fim do mundo para 1988. Infelizmente ele faleceu em 1986 e não presenciou o fracasso da sua previsão. Uma obra experimental com cheiro do Brasil.




EGBERTO GISMONTI "Prelúdio" by Mofonovo

Here

---

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

RONDA ALTERNATIVA "V/A" (1987)



Mais uma coletânea em vinil que virou museu da cena punk/hardcore brasileira. Ronda Alternativa foi lançada em 1987 pelo selo “Devil Discos”. Tem DZK, III Mundo, Tropa Suicida, Kaos 64, Catedral da Desordem, Falange, Voraz, Via Sacra, Doutrina Decadente, Vírus 27, Excomungados, Vienna, Repressão X e Pupilas Dilatadas. Ronda Alternativa era um programa de rádio de Santo André, no ABC paulista que levou e deu muita botinada na cena punk de SP nos anos 80.

01 - III Mundo - Crianças Bastardas
02 - Voraz - Fardão
03 - Vienna - Sexo Arrogante
04 - Catedral da Desordem - Informe
05 - Falange - Falange Suburbana
06 - Via Sacra - Conflito
07 - Doutrina Decadente - Contretação
08 - Pupilas Dilatadas - Maníaco Depressivo
09 - Excomungados - Hospícios
10 - Repressão X - Nada é Impossivel
11 - Kaos 64 - Guerreiros Suburbanos
12 - Tropa Suicida - Desordem Nacional
13 - Vírus 27 - Grito Oi
14 - DZK – Juventude




PUPILAS DILATADAS "Maníaco Depressivo" by Mofonovo

Here

---

CICCONE YOUTH "The White Album" (1988)



Apesar de ter outros covers este álbum é um tributo e uma gozação ao mesmo tempo à Madonna Louise Veronica Ciccone, conhecida como Madonna que o Sonic Youth em parceria com Mike Watt do Minutemen resolveu gravar pra matar o tempo. A idéia nasceu porque nos ensaios eles ficavam dedilhando as músicas da Madonna, por pura diversão. Se divertiram muito, não pagaram os direitos autorais e por cima de tudo tornaram a Madonna menos “brega” no mundo alternativo. “Into The Groovey” ficou fantástica. Raríssimo!


Ciccone Youth - Addicted to Love



16 - Into The Groovey by Mofonovo

Here

---

domingo, 8 de agosto de 2010

PRIZES "Rumours" (Video 2010)


Prizes


Prizes - "Rumours" from Jamie Harley on Vimeo.

Prizes é uma banda novinha do Reino Unido que acaba de produzir essa obra prima de videoclip para a música "Rumours". Uma das melhores idéias para vídeo de música que vi na minha vida. Só por isso valeu a publicação. O CD deles eu ainda não tenho, mas já está a caminho. Assim que chegar vou postar aqui.

---

CONTRA ATAQUE V/A (1988)



Coletânea produzida pelo Clemente dos Inocentes que imortalizou a cena punk no Brasil. Olho Seco, Republika, Laranjas, Indecisus, Skarnio, Não Religião e Pupilas Dilatadas, de Porto Alegre que poucos sabem mas a capa do primeiro compacto de 1987 foi criado por mim e algumas músicas como "CPF 00" e "O Dia Que Cid Moreira Morreu" é da banda com parceria de Rui Werneck de Capistrano, escritor e publicitário de Curitiba e que me apresentou o Gustavo Brun, ex-volcalista do Pupilas, hoje morando na Califórnia, USA. Inclusive neste LP as duas músicas "Superavit De Ódio" e "Porões e Garagens do Brasil" é do Pupilas Dilatadas e Rui Werneck no último registro gravado do Gustavo no Brasil antes de se tornar norteamericano. O guitarrista Felipe Messa é o único pupilo que está na ativa com a banda. Uma coletânea histórica e nunca relançada. Vale a pena baixar para mostrar aos netinhos.




PUPILAS DILATADAS "Superavit De Ódio" by Mofonovo

Here

---

sábado, 7 de agosto de 2010

KAFKA "Musika Nervosa" (1987)



Kafka é mais uma banda brasileira de São Paulo dos anos 80 junto com Violeta de Outono influenciada pelo Joy Division. A capa é uma obra prima conceituando o som da banda como misterioso e sombrio. Quem se interessa pelo brazilian pós-punk não pode deixar de ter na discoteca básica.




KAFKA "Além Das Dunas" by user5776042


Alem Das Dunas - KAFKA

Here

---

DEFALLA "Defalla" (1987)



Defalla, do Sul do Brasil mais precisamente de Porto Alegre tem neste 1º álbum de 1987 um dos melhores momentos da sua histórica carreira que dura até hoje. Nessa época tive a oportunidade de ver um show deles no porão do Berlin, um bar que tocava rock em Curitiba e que hoje, sei lá... eu moro bem perto, mas nem me atrevo a entrar lá. Mas o Defalla mudou, ou melhor, muda o tempo todo. Começou no mais estilo britrock aí pirou no mundo do hip-hop, metal, Roberto Carlos, Brega e agora é uma banda "Poposuda". Democracia no rock é isso. Bizarro, mas eu aplaudo este LP que é muito bom.


Sobre O Amanhã – DEFALLA

Lyric
"Sobre O Amanhã" (Edu K)

"This is a sad history
'Bout a sad song"

Acabou-se o transtorno
Uma grande intervenção
Ontem o que era
Hoje ainda não

Sobre amanhã
Ainda nem pensei
Sobre amanhã
Ainda nem pensei

Eis o meu transtorno
Posso ser também o dono da situação
Eis o meu transtorno
Terrível transtorno

Here

---

BLACK FUTURE "Eu Sou O Rio" (1988)



Black Future do Rio de Janeiro lançou este LP em 1988 descrevendo o Rio do jeito que ele era (e continua sendo), conhecida como "bipolar-city" que navega entre a bossanova e funk, pastores evangélicos e traficantes de cocaína, malandragem e bondade, garota de Ipanema e trens lotados, tiros e beijos, favelas e Barra da Tijuca. Ganhei este LP do meu velho amigo Fernando Tupan quando ele era programador da revolucionária Estação Primeira FM de Curitiba. É pra gringo ver.


Eu Sou O Rio - BLACK FUTURE

Here

---

THE DISPOSSESSED "Sister Mary" (1989)



The Dispossessed é outro LP via Scott que recebi no ano de lançamento. E tinha uma razão especial para que ele me enviasse pois a banda é do estado da costa leste americana, Connecticut, coincidentemente de Hartford, cidade em que ele nasceu. Mais uma jóia rara do pós-punk gótico americano totalmente independente que está no meu host guardadinho, caso me roubem. Também disponível no Pós-Punk80 Underground.

Here

---

MODERN EON "Child's Play" 7" (1981)



Este compacto vinil de 7" do Modern Eon chegou pra mim via Scott em 1987, 6 anos depois do lançamento em Liverpool, UK, mas até hoje nenhuma banda conseguiu o que estes pós-punks fizeram mesclando o clima dark e melancólico da época onde a maior preocupação era o desemprego e a falta de esperança no Reino Unido. Fiquei muito contente em ver publicado no blog Pos-Punk80 Undergrond e resolvi hospedar aqui no Mofonovo também. O vinil de lançamento foi de 1.000 cópias e a minha é a de número 617. Está bem guardado!

Discografia do Modern Eon

Here

---

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A. C. TEMPLE "Blowtorch" (1988)



A. C. Temple tem história pra contar. Em 1989 fui ver a Vorvolaka Pray, banda novinha de Curitiba que misturava Sonic Youth e Pixies. Lá conheci Norberto Pie, o guitar/vocal/manager da Vorvolaka Pray. No fim do show falei pra ele do A. C. Temple e desde então o cara virou um fanático pela banda de Sheffield tendo batizado seu próximo projeto como "Sourpuss" que é um dos discos do A. C. Temple. Tenho boas lembranças do Norberto e suas bandas malucas como SKIJKTL (nome em homenagem às letras das teclas do telefone da Alice, ex-namorada canadense), Sourpuss, AAAAAA Malencarada que tem CD e tudo e outras bandas, sempre com vocais femininos. Norberto hoje toca o projeto Easy Players e só tem um defeito: é coxa-branca!
Ouça "Turn Your Head" versão original da Vorvolaka Pray here.

A. C. Temple Here

---

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

THE HONEYMOON KILLERS "Let It Breed" (1986)



Mágico. Barulhento. Instigante. "Let It Breed" foi o 3º LP do Honeymoon Killers, banda de New York que foi uma das precursoras da cena "No Wave" ou "Pig Fucker" que junto com Pussy Galore, Royal Trux, Sonic Youth, Action Swingers e Dustdevils fizeram a Big Apple virar de cabeça para baixo a cena underground local influenciando mais tarde toda uma leva de bandas como Nirvana, Flaming Lips e até Mercury Rev nos early days.
Aqui em Curitiba alguns colegas como o Edson Vulcanis, Alex (ex-Mea Culpa) e o Marião (RIP 1965 - 2000+) tiveram a oportunidade de compartilhar comigo esta banda. A gente ouvia no antigo Linos Bar, final dos anos 80. Este download é raro na internet, por isso coloquei no meu host mais pelo resgate histórico do que pelo prazer de baixar.

Here

---

domingo, 1 de agosto de 2010

THE DARKSIDE "All That Noise" (1991)



The Darkside é uma dissidencia geral do Specemen 3, Sonic Boom, Spiritualized... Um som psicodélico sem ser viajandão, noise sem ser barulhento e soft sem ser ser dorminhoco. Indispensável e inesquecível.

Here

---

THE LUCY SHOW "Undone" (1985)



The Lucy Show faz um pop melancólico mas muito criativo. A banda foi formada em 1983 por Marc Bandola e Rob Vandeven, canadenses mas moradores em Londres, figurinhas do underground local. Tenho este vinil guardado à sete chaves. Até agora não foi relançado em CD. Por isso não empresto, não dou e não vendo.

Here

---

STUMP "A Fierce Puncake" (1988)


Este vinil do Stump chegou em minhas mãos, via Scott Munroe exatamente em 1988 numa caixa surface (navio) que demorou 60 dias entre Conecticut e Curitiba. Como ele me enviou uma carta prévia dizendo que enviaria esta pérola irlandesa, imagina a ansiedade que fiquei até chegar a pacoteira. Pois bem, estes experimentais ficaram mais conhecidos por participar da coletânea da NME Class 86. Em 2006 eles se reencontram em um pub irlandes onde tomaram todas... e foi só!

Here

...