O SOM DO SUL DO MUNDO

O SOM DO SUL DO MUNDO
Mutante Brasil e Indie Go Radio Argentina

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Ride Into The Sound “Mixtapes & Noisemates # 5″ (2012)

 
DO BLOG RIDE INTO THE SOUND DE CRICIÚMA, SC
 
01 Weepikes (Finland) – Born To Be Bored
02 Tangerines And Elephants (Curitiba, Brazil) – 10
03 Labrador (Curitiba, Brazil) – A Noite dos Nossos Dias
04 Watch Out For The Hounds (Curitiba, Brazil) – Guia para o Perdido
05 Audac (Curitiba, Brazil) – Real Painkiller
06 Brainiac (US) – Hot Metal Dobermans
07 Sonora Coisa (Curitiba, Brazil) – Reverse 33 RPM [Live @ UV Mobile]
08 The Hair And Skin Trade Company (UK) – On Again, Off Again
09 The Sorry Shop (Porto Alegre, Brazil) – Gone Again
10 Sahara Surfers (Austria) – Sonar Pilot
11 Yokofive (Curitiba, Brazil) – Selfish
12 Fetalcohol (Curitiba, Brazil) – Bossanova
 
 
Retomando a série Mixtapes & Noisemates para a edição de número 5, onde os convidados revelam o que anda rodando em seus players e destilam parte do seu gosto pessoal através de doze canções escolhidas a dedo, a bola da vez fica ao encargo de Neri Rosa. Nascido em Curitba, no Paraná Neri é um dos grandes incentivadores da música independente brasileira e Paranaense, mantendo no ar desde 1997 ao lado de Marco Stecz o programa de rádio alternativo Último Volume na Educativa FM e Lúmen FM de Curitiba, servindo como plataforma de incentivo e apoio a produção local. Além do programa de rádio, Neri mantém no ar há alguns anos o blog Mofonovo onde joga na roda seus garimpos do meio alternativo mundial disponibilizando inúmeros discos raros e novidades. Vale lembrar que o cara também é um artista plástico de mão cheia e responsável pela arte das mixtapes aqui do bog. Fiquem então com texto escrito pelo próprio Neri + 12 belíssimas canções de sua escolha.
 
Friends of Ride Into The Sound, apresento aqui a convite do Al Schenkel meu mixtape que mistura bandas de fora com nacionais, mais especificamente de Curitiba, cidade que cria bandas mais que coelhinhos… e o melhor… bandas muito legais.
 
Abrindo o mix com os finlandeses do Weepikes de Helsink que estão planejando uma brazilian tour para breve junto com a banda curitibana Sonora Coisa. Aliás as duas bandas tem produção de Mark Kramer (Galaxie 500, Bongwater, Shimmy Disc). Tangerines And Elephants é uma das novas promessas do rock alternativo curitibano. Psicodelia progressiva, bossanoise e até jazz quebrado estão presentes nesta banda liderada pelo antenadíssimo Argos Carneiro. Emendando outra de Curitiba chamada simplesmente de Labrador. Inovando dentro do surfrock, letras despretensiosas e ritmo acelerado o Labrador ainda engatinha na cena curitibana mas com certeza em questão de meses os rapazes estarão dando a cara pra bater em shows e nos programas de rádio disponíveis na capital paranaense. Watch Out For The Hounds também de Curitiba faz um “jazz sujo”…. Definição da própria banda. Conheci estes meninos através do pai do André Osna que é meu amigo das antigas em Curitiba. Estão preparando o primeiro EP pra fevereiro de 2013 com muitas surpresas sonoras. Audac outra curitibana que acaba de abrir para o Tame Impala em SP e em Curitiba e participou da coletânea do programa de rádio Último Volume da Lumen FM. Com um som meio trip hop mas com pegada noventista a banda se prepara para lançar um full cd e cair na estrada pelo Brasil. É uma das maiores promessas do poprock atual de Curitiba. Pra quebrar um pouco inclui o Brainiac de Dayton, OH, USA. Esta banda synthpunk formada em 1992 que teve que encerrar suas atividades em 1997 devido a morte de Tim Taylor, guitarrista e vocalista num trágico acidente de carro. Deixou 3 CDs memoráveis entre eles o álbum de 1994 “Bonsai Superstar” indispensável pra quem gosta de efeitos, feedbacks, brakes e barulheira. Sonora Coisa de Curitiba não é shoegaze, drone, noise… é simplesmente uma banda que usa e abusa das distorções das guitarras à la Sonic Youth. Com a vinda do Weepikes para o Brasil a banda excursionará em breve para a Finlândia em retribuição. São bandas irmãs produzidas como falei pelo Mark Kramer. The Hair And Skin Trade Company são britânicos oriundos da banda LOOP. Denominados como avant-noise a banda foi formada em 1991 pelos ex-Loop Neil Mackay e John Wills. O melhor álbum lançado foi em 1993 “Over Valence”. The Sorry Shop de Porto Alegre brinca com o dreamgazer, mistura de shoegaze e dreampop. É uma das novas caras da cena rock de POA. Sahara Surfers são austríacos e fazem um pós-rock progressivo de primeiríssima qualidade. “Sonar Pilot” é uma das faixas do álbum do mesmo nome de 2011. Hipnóticos! Yokofive é outra banda de Curitiba mestres no barulho shoegaze mas se autodefinem como “maracatu –noise”!!!!! Fechamos o repolho com o industrial-noise-pós-industrial, Fetalcohol é um projeto curitibano fundado em 1996 por Carlos Morevi e que esporadicamente se apresenta em pequenos teatros ou porões da cidade. Tem um público fiel e adulto.
 
THAT’S ALL FOLKS !

Nenhum comentário:

Postar um comentário